‘Brasil parece estar do outro lado’, diz porta-voz da Casa Branca

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse nesta sexta-feira (18) que o Brasil “parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global”, ao comentar a viagem do presidente Jair Bolsonaro à Rússia mais cedo nesta semana.

Na véspera, um porta-voz do Departamento de Estado americanojá havia criticado o momento da visita do brasileiro ao presidente Vladimir Putin. “O momento em que o presidente do Brasil se solidarizou com a Rússia, enquanto as forças russas estão se preparando para potencialmente lançar ataques a cidades ucranianas, não poderia ter sido pior. Isso mina a diplomacia internacional destinada a evitar um desastre estratégico e humanitário, bem como os próprios apelos do Brasil por uma solução pacífica para a crise”, afirmou o porta-voz.

Nesta quarta-feira (16), Bolsonaro se reuniu com Putin e disse, ao lado do líder russo: “Somos solidários a todos aqueles países que querem e se empenham pela paz”. Antes do encontro, ao falar sobre uma eventual reação americana à movimentação militar russa, Bolsonaro disse que Putin “busca a paz”.

 Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.