História, dicas e receitas de bacalhau. Feliz Páscoa!!!

O bacalhau é, sem dúvida, uma das estrelas do cardápio da Páscoa, desde a entrada até o prato principal. Considerado o bacalhau mais nobre do mundo, o Gadus morhua transforma qualquer receita com seu sabor único e textura perfeita, apreciados por chefs, especialistas e consumidores no mundo todo.

O Gadus morhua e os peixes salgados secos da Noruega, Saithe, Zarbo e Ling são peixes 100% naturais, apenas peixe, sal e mais nada, e ideais para quem busca uma alimentação equilibrada. Cada 100g do peixe possui apenas 160 calorias e é fonte de proteína, cálcio, ferro, ômega 3, iodo, selênio e vitaminas, além de possuir um baixo teor de gordura

A história entre Noruega e Brasil já é de longa data. O primeiro barco, o ‘Nordstjernen’ (Estrela do Norte), desembarcou no Rio de Janeiro em 1842 trazendo o autêntico Bacalhau da Noruega, e levando de volta o café brasileiro. Essa relação comercial ainda é extremamente importante, já que o Brasil é um dos principais mercados para o bacalhau norueguês e a Noruega é um dos maiores mercados para o nosso café.

O que é bacalhau?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é ou do que é feito o bacalhau. O autêntico Bacalhau da Noruega é o Gadus morhua (da família Gadidae) vem das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Pólo Norte, na Noruega, garantindo a melhor qualidade e o sabor único. O conhecimento e a experiência únicos da Noruega constituem uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento em pesca e produtos do mar do mundo, que incluem desde o tamanho dos peixes até os métodos de pesca. Além disso, o país nórdico possui sistemas de rastreabilidade que permitem que as informações sobre os peixes sejam rastreadas em toda a cadeia de alimentos.

O Bacalhau da Noruega é altamente saudável, tem baixo teor de gordura – cada 100g do peixe possui aproximadamente 160 calorias, é fonte de proteínas, cálcio, ferro e rico em ômega 3, além de ser livre de conservantes artificiais, porque é apenas peixe e sal. 

O processo de salga e secagem é completamente natural – Apenas peixe, sal e mais nada!

O sabor e o valor nutritivo do bacalhau são mantidos graças ao processo especial de salga e secagem, que tem o objetivo de retirar apenas a água do peixe, preservando suas proteínas, vitaminas e minerais.

No processo de salga, o bacalhau é colocado em tanques cobertos por quilos de sal e assim fica por cerca de quatro semanas. Durante a primeira quinzena, o peixe fica em salmoura. Depois, é retirado, lavado e armazenado em paletes para permanecer mais uma ou duas semanas descansando em sal. Conforme o tamanho e a espessura do peixe, chega-se a trocar o sal mais de uma vez.

Após essa etapa, o pescado vai para a secagem em câmaras de ar por dois a cinco dias. Depois, segue para o controle de qualidade para ser pesado, embalado e exportado em containers refrigerados entre 2º e 4º graus.

Como escolher:

Para ter certeza de que está levando o produto certo para casa, é preciso saber diferenciar todos os tipos de peixes. Por aqui, podemos encontrar cinco tipos de peixes salgados secos da família Gadidae, que a partir da nova legislação de janeiro de 2019 devem ser denominados da seguinte forma:

Bacalhau Salgado Seco Gadus morhua— Considerado o mais nobre bacalhau, esse tipo é pescado no Atlântico Norte e apresenta postas altas, largas e coloração palha e uniforme, quando salgado e seco. Depois de cozido, sua carne se desfaz em camadas claras e tenras.

Saithe Salgado Seco da Noruega Pollachius virens — Possui sabor mais forte e coloração menos clara. Quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade. É o tipo perfeito para preparar bolinhos, saladas e ensopados. 

Ling Salgado Seco da Noruega – Molva molva — O mais estreito entre os peixes tipo bacalhau. Sua carne branca e apetitosa é perfeita para pratos desfiados, assados, cozidos e grelhados.

Zarbo Salgado Seco da Noruega – Brosme brosme — É o menor entre os cinco peixes tipo bacalhau. É mais roliço do que o Ling e possui barbatana dorsal contínua. É ótimo para a preparação de pratos desfiados, caldos, pirões e bolinhos.

Os peixes salgados secos da Noruega: Saithe (Pollachius virens), Ling (Molva molva) e Zarbo (Brosme brosme) provenientes da Noruega, são feitos com peixes da mesma família do qual se faz o Bacalhau (Gadus morhua). São salgados e secos da mesma forma e com o mesmo padrão de qualidade, são espécies de peixes diferentes, devem ser denominados como tal, mas são submetidas ao mesmo processo.

Na hora da compra, é importante checar a origem do produto para ter a certeza de que está levando para casa o autêntico Bacalhau da Noruega. Busque pelas etiquetas, logo e pergunte ao vendedor para se certificar que o produto é realmente exportado pela Noruega.

Como dessalgar:

O método de dessalgue do bacalhau, que ganha aproximadamente 30% a mais de volume, pode até levar um tempo a mais, mas é muito simples. É recomendado mergulhar o bacalhau em água fria, com pedras de gelo, dentro da geladeira e usar duas partes de água para cada parte de bacalhau, trocando duas vezes por dia, no mínimo, e mantendo o bacalhau na geladeira, para ficar bem conservado. 

O tempo de dessalgue depende da altura das postas, seguindo a indicação:

Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)

Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)

Como conservar o peixe em casa:

Ao comprar o bacalhau na bandeja, retire o filme plástico. Faça o mesmo no caso de comprar no saquinho. Coloque em vasilhame bem limpo, seco e com tampa.
Se for salgado e seco, deve ser mantido em refrigerador (nunca manter em temperatura ambiente, em armários, prateleiras etc).
Pincelar com azeite para evitar o ressecamento. 

E o mais importante, nunca congele o bacalhau ainda salgado.

Depois do processo de dessalgue, pode congelar o peixe, pois o bacalhau não perde seu sabor autêntico e único e estará sempre pronto para consumo em inúmeras receitas, ideal para todos os dias.

Tipos de cortes:

Você sabia que para cada tipo de corte existe uma receita diferente? Tanto o autêntico Bacalhau da Noruega como os peixes salgados secos da Noruega são ideais para consumir o ano inteiro.

Os cortes centrais (altos) são os lombos, parte mais alta e nobre, ideal para assar e grelhar, além de serem ótimos para receitas que utilizem o pedaço inteiro, depois de assado, grelhado ou cozido. Esse corte solta pétalas claras e tenras, que deixam os pratos bem bonitos.


Os pedaços abaixo dos lombos são as postas médias, também conhecidas como filés, perfeita para serem consumidas inteiras ou também em pétalas. É uma ótima opção para ser consumido em churrasco.


As partes mais extremas das laterais e a mais próxima ao rabo, são as postas finas, que após dessalgadas podem ser retiradas pétalas e até mesmo desfiadas para o preparo de inúmeras receitas.


Já o rabo e a pele também podem ser utilizados para o preparo de caldos, que vão deixar inúmeras preparações com um sabor incrível.

Receitas para a Páscoa

Moqueca de Bacalhau da Noruega
Ingredientes:
400g de Gadus morhua da Noruega, após dessalgar
½ xícara de azeite de oliva
2 dentes de alho
1 cebola
2 tomates
Louro a gosto
140ml de leite de coco
½ xícara de extrato de tomate
1 colher de sopa de azeite de dendê
Coentro fresco a gosto
⠀⠀
Modo de fazer:
Dividir o Bacalhau da Noruega em pedaços médios e cozinhar em água por 15 minutos.
Colocar em uma panela azeite de oliva suficiente para refogar a cebola (em rodelas), os tomates (picados, sem pele e sem sementes) e o alho (amassado), por cinco minutos.
Acrescentar 600ml da água de cozimento do bacalhau, o coentro (picado), a folha de louro e o extrato de tomate.
Cozinhar em fogo baixo, com panela tampada por 25 minutos.
Acrescentar o azeite de dendê, o leite de coco e misturar bem.
Colocar o bacalhau e deixar cozinhando no molho por mais alguns minutos.

Bacalhau da Noruega grelhado com legumes e batatas esmagadas
⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ingredientes:
Bacalhau:
2kg de Gadus morhua da Noruega, após dessalgar
100ml de azeite extravirgem
2 cebolas
100ml de azeite extravirgem
4 dentes de alho
100ml de vinagre de vinho tinto
10 folhas de manjericão
Sal a gosto
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Legumes:
3 pimentões vermelhos e amarelos
200g de cebolas
4 tomates
100g de azeitonas pretas
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Batatas:
1kg de batatas
4 dentes de alho
100ml de azeite extravirgem
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Modo de fazer:
Bacalhau:
Seque a pele e passe bem o bacalhau no azeite.
Coloque o bacalhau com a pele voltada para baixo na grelha e deixe grelhar por alguns minutos antes de virar e repetir o processo no outro lado.
Coloque os lombos em um recipiente fundo e regue com bastante azeite.
Deixe o bacalhau ficar de molho no azeite antes de servir. Estará pronto quando as lascas e a espinha dorsal se soltarem com facilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vinagrete:
Pique a cebola e o alho e regue com sal, azeite e vinagre. Deixe de molho por pelo menos 15 minutos.
Antes de servir, misture o manjericão picado ao vinagrete.

Legumes:
Grelhe bem as cebolas, os pimentões e os tomates.
Pique grosseiramente e misture em uma salada de legumes juntamente com as azeitonas, sal, pimenta, algumas gotas de vinagre de vinho branco e azeite de oliva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Batatas esmagadas:
Em uma frigideira, refogue as batatas cozidas com a cebola picadinha, o alho, a pimenta-do-reino e o sal até dourar ligeiramente, e pressione as batatas para ficarem levemente esmagadas.

Salada com Saithe salgado seco da Noruega, castanhas e limão siciliano
⠀⠀⠀
Ingredientes:
500g de filés de Saithe, Ling ou Zarbo salgado seco da Noruega, após dessalgar
20ml de azeite de oliva
50g de folhas de rúcula
150g de tomates-cereja
80g de edamame
50ml de azeite de oliva
70g de azeitonas verdes
40g de castanhas
1 limão siciliano
Sal a gosto
⠀⠀
Modo de fazer:
Saithe salgado seco da Noruega:
Aqueça o forno a 150°C.
Corte o Saithe, após dessalgado, em pedaços de 3cm de espessura, e passe os pedaços em azeite.
Asse os pedaços por 10-15 minutos.

Salada:
Corte os tomates ao meio.
Corte as pontas do edamame.
Aqueça uma frigideira e adicione o azeite.
Refogue levemente os tomates e o edamame.
Tempere com sal.
Lave a rúcula e espalhe-a em um prato grande.
Doure as castanhas em fogo baixo.
Adicione os legumes refogados.
Adicione o Saithe já assado.
Cubra com as azeitonas e as castanhas.
Finalize com azeite e suco de limão.

Bacalhau da Noruega de Páscoa⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ingredientes:
500g de Gadus morhua da Noruega, após dessalgar
3 batatas
3 cebolas
3 brócolis
2 ovos
3 dentes de alho
3 couves-flores
2 cenouras
Azeite

Modo de fazer:
Cozinhe o bacalhau com as cebolas por cinco minutos.
Em seguida, acrescente a cenoura, as batatas e os ovos, deixando tudo cozinhar por mais dez minutos.
Em uma panela à parte cozinhe o brócolis, as couves-flores e os dentes de alho.
Na hora de servir, coloque a posta de bacalhau no centro do prato e vá acrescentando harmoniosamente as batatas, as cebolas, as cenouras, a couve-flor, o brócolis, os ovos cozidos e os dentes de alho.

Fotos: Conselho Norueguês da Pesca

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.