Inteligência artificial, engrenagem do ambiente corporativo: tendências e investimentos para 2024


Em 2023, a presença onipresente da inteligência artificial dominou as discussões no cenário corporativo. Para o próximo ano, a Gartner, líder global em pesquisa empresarial, projeta um aumento nas transações de fusões e aquisições (M&A) relacionadas à inteligência artificial, além do uso dessa tecnologia para aprimorar processos de negócios. Para garantir o sucesso dessas aplicações, setores específicos devem colaborar no desenvolvimento de estruturas robustas e atrativas para o mercado e clientes.

A engenharia de dados desempenhará um papel crucial em 2024, enfrentando um ambiente tecnológico complexo. Sua função de curadoria de informações será vital na preparação e disponibilização de dados para diversas aplicações, sendo fundamental para impulsionar a inteligência artificial. A governança de dados também se destaca, assegurando a qualidade, integridade e segurança dos dados críticos, essenciais para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

Outra projeção da Gartner é o esperado aumento de 20,4% nos gastos globais com serviços de Nuvem Pública, impulsionado pelos preços oferecidos pelos provedores de nuvem e pela crescente utilização desses serviços. Os provedores de infraestrutura de nuvem oferecem soluções completas, mesclando SaaS, PaaS e IaaS, adaptadas às necessidades específicas de setores ou organizações.

Além disso, destaca-se a importância contínua do fator humano no cenário empresarial. Em meio aos avanços tecnológicos, a força de trabalho humana permanece uma constante crucial. A gestão de pessoas em 2024 deve focar no desenvolvimento de líderes, reforço da cultura organizacional em ambientes de trabalho híbridos, adoção responsável de tecnologias de RH e redesenho de abordagens de carreira alinhadas às expectativas dos colaboradores.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.