Festival oferece mais de 70 documentários gratuitos em SP e RJ

‘Verissimo’ | Foto: Boulevard Filmes / Divulgação / CP

O É Tudo Verdade, um dos festivais de documentários mais tradicionais, chega à sua 29ª edição este ano. Com um total de 77 produções provenientes de 34 países, o evento promete uma imersão global na linguagem cinematográfica não-ficcional. Gratuitamente acessível, o festival será realizado entre os dias 3 e 14 de abril, dividindo suas exibições entre São Paulo e Rio de Janeiro, cidades conhecidas por sua efervescência cultural.

O filme escolhido para abrir o festival em São Paulo é o intrigante documentário britânico “O Competidor”, dirigido por Clair Titley. Este filme inédito na América Latina narra a história de um homem japonês que se submete a um desafio peculiar: passar 15 meses completamente nu em um apartamento, sob os holofotes de um reality show. Sua tarefa é preencher cupons de concurso para adquirir o essencial para sua sobrevivência, até alcançar a soma de 1 milhão de dólares. Por outro lado, no Rio de Janeiro, a sessão de abertura apresentará “Um Filme para Beatrice”, dirigido por Helena Solberg. Esta obra procura responder à intrigante questão sobre o status das mulheres no Brasil contemporâneo.

Embora o festival não tenha um tema específico, as produções deste ano destacam-se por explorar o universo literário, com documentários sobre renomados escritores como Veríssimo, Antonio Candido e Fernanda Young. Além disso, a programação inclui filmes que abordam figuras políticas e cineastas de renome, como Brizola, Fellini e Alfred Hitchcock, ampliando ainda mais o espectro de narrativas presentes no evento.

Uma das temáticas mais relevantes deste ano é a repatriação cultural, evidenciada no documentário “Tesouro Natterer”, dirigido por Renato Barbieri. Este filme mergulha na história do naturalista Johann Natterer, que durante sua estadia no Brasil no século XIX, coletou uma vasta quantidade de artefatos e objetos pertencentes a diferentes povos indígenas. A maioria desses artefatos foi enviada para museus na Áustria, com apenas uma pequena parte permanecendo no Brasil. O filme destaca a importância desses objetos como parte do patrimônio cultural brasileiro e a necessidade de repatriá-los.

“Tesouro Natterer” é descrito por seu diretor como um “road movie histórico de impacto social” e será exibido em ambos os locais do festival, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A história de Johann Natterer e sua coleção perdida não apenas oferece uma reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural, mas também instiga uma discussão sobre a memória e identidade nacional.

Além das exibições competitivas, o festival presta homenagens a figuras proeminentes do cinema, como o brasileiro Thomaz Farkas e o irlandês Mark Cousins. Também oferece oportunidades de formação, como a 21ª Conferência Internacional de Documentário, proporcionando um espaço para debates e aprendizado sobre o cinema não-ficcional.

Reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, o É Tudo Verdade destaca-se como uma vitrine importante para filmes documentais brasileiros e internacionais. Sua programação diversificada e engajada promete uma experiência enriquecedora para cinéfilos e entusiastas da cultura em geral. Para mais informações e a programação completa, os interessados podem acessar o site oficial do festival.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.