Centro de Saúde da Mulher do DF atende 3 mil pacientes em 6 meses

Inaugurado em outubro de 2020, o Centro Especializado de Saúde da Mulher (Cesmu) já atendeu, em seis meses, 3.092 pacientes com seus diversos serviços. O local, situado na Asa Sul de Brasília, é referência em serviços para tratamentos pós-câncer, vítimas de violência e gestações de alto risco.

Um dos principais diferenciais da policlínica é justamente a concentração de diversos serviços e especialidades relativos à saúde feminina. “Ter vários atendimentos no mesmo lugar otimiza muito meu tempo e não me fez desistir do tratamento, que será de longo prazo”, conta Monalizia da Silva dos Santos, 38 anos, curada de câncer de mama.

Para ser atendida na unidade, a paciente é encaminhada da unidade básica de saúde referência no atendimento da região onde reside por meio da regulação de consultas e exames. Uma vez no Cesmu, ela paciente passa por um acolhimento especializado com profissional de enfermagem e recebe os encaminhamentos necessários. “É muito importante que todas as regiões de saúde se mobilizem e nos encaminhem as mulheres vítimas de violência doméstica ou em tratamentos oncológicos para que elas possam ingressar no plano de cuidados que o Cesmu oferece”, conta Séfora Hamada, gerente da policlínica.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.