Mais preocupada com a saúde, Geração Y impulsiona consumo de alimentos proteicos, diz pesquisa

A Geração Y, conhecida também como Millennials, tem uma grande preocupação com a saúde e impulsiona o mercado de categorias como Hi proteinplant-based e funcionais no Brasil. É o que diz uma pesquisa realizada pela Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil. 

Segundo o estudo da multinacional japonesa, pessoas entre 25 e 40 anos moldaram um conjunto de experiências e comportamentos diferentes, construindo uma percepção de mundo oposta da geração anterior, a “X” (entre 40 e 60 anos). Elas têm como foco o presente e o bem-estar físico e mental, o que influencia diretamente nos hábitos alimentares. 

A pesquisa aponta que uma das tendências que os Millennials têm trazido ao mercado são os produtos com alta proteína. Entre os entrevistados, 70% disseram gostar de bebidas mais encorpadas que ajudam na reposição dos músculos, e 54% afirmaram buscar por produtos que ajudam a fornecer energia antes dos exercícios. A prática esportiva também é algo que se tornou cada vez mais importante na rotina da população. 

Segundo a Mintel, um dos maiores institutos de pesquisa do mundo, a Geração Y é mais atenta ao consumo e tem o costume de procurar a origem dos produtos, dos ingredientes e as vantagens oferecidas. Os dados mostram que 62% dos consumidores são influenciados na decisão da compra pelos benefícios impressos nas embalagens. No levantamento feito pela Takasago, 69% dos consumidores disseram substituir produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis. 

Produtos à base de planta também ganham espaço 
Com o advento do vegetarianismo e veganismo, somado à essa tendência pelo saudável e natural, os produtos à base de planta também ganham cada vez mais destaque. Segundo a Takasago, 42% fazem escolha por esses produtos por serem fonte de proteínas e nutrientes, e 47% dos Millennials consideram o sabor um fator importante nesse tipo de produto. 

O poder de consumo da Geração Y é algo observado pela indústria, que buscou, nos últimos anos, criar produtos que vão de encontro à busca pelo saudável. A pesquisa aponta que os Millennials correspondem a 34% do total de habitantes do Brasil e representam 50% da população economicamente ativa no país, ou seja, praticamente definem as diretrizes do mercado e fazem o mercado girar. 

“É inegável como a Geração Y formou um novo modelo de consumo, incentivando a inovação e o surgimento de novos produtos. Com características bem especificas, eles querem ter um propósito de vida, algo a mais nos produtos, e nós, da Takasago, procuramos estar sempre alinhados às tendências e oferecer o melhor para cada tipo de cliente e consumidor final”, comenta Rafaela Bedone, Gerente de Marketing e Consumer Insights da divisão de aromas da Takasago. 

Serviço: Takasago

Fotos: divulgação

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