Brasília ganha primeiro parquinho adaptado

O Distrito Federal ganhou o primeiro parque infantil adaptado para crianças com deficiência. O novo espaço fica no Paranoá, na Praça da Bíblia, em frente ao Conselho Tutelar. Possui diversos recursos de acessibilidade que permitem a pais, crianças e cadeirantes transitarem livremente. O investimento na obra foi de R$ 89.500 mil, recursos originários do tesouro direto.

O parquinho é totalmente aberto, sem grades, portões ou qualquer empecilho que dificulte a entrada. Não existe areia – o piso é emborrachado e foi colocado sem rejuntes ou emendas, para evitar tropeços e quedas, além de permitir a livre circulação de cadeirantes.

O piso monolítico suporta uma grande carga. Com isso, adultos e adolescentes podem acompanhar as crianças, inclusive subir em determinados brinquedos, sem causar danos ao revestimento ou à estrutura.

“A meta é que todos os nossos projetos priorizem a inclusão das pessoas com deficiência”Sérgio Damaceno, administrador do Paranoá

Os brinquedos têm opções para que as crianças com deficiência possam se divertir com segurança. Os equipamentos seguem um formato que atende diferentes públicos. “Por esse conceito, todos podem usufruir livremente dos espaços”, resumiu o diretor de Licenciamento da Administração Regional do Paranoá, Lucas Oliveira.

Com estrutura mais larga, os brinquedos são fáceis de acessar e permitem a instalação de um cadeirante. Também possuem travas, permitindo, assim, que as crianças e pessoas com deficiência possam se divertir com segurança.

Foto: Diogo Santos

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.