Lista do New York Times colocam Rotas Naturais da Argentina nos holofotes

As 17 Rotas Naturais (Rutas Naturales, em espanhol) estão entre os destinos mais procurados pelos turistas que visitam a Argentina. São imensos itinerários que unem atrações espetaculares, e que são procurados por fãs de variados temas e paisagens. E alguns deles estão atraindo atenção global. 

Explora El Chaltén / Divulgação Explora

O jornal americano New York Times, em sua lista de destinos turísticos 52 Places for a Changed World (52 Destinos para um Mundo que Mudou), incluiu entre os top 10 um único lugar da América do Sul, o Parque Nacional Iberá, na província de Corrientes, um dos pontos da Rota do Iberá. Com um clima único e uma paisagem que lembra um pouco o pantanal, mas com fauna e flora diferentes, o Iberá é uma referência mundial em preservação, uma vez que desde sua criação a área protegida cresceu e passou a abrigar uma população ainda maior de espécies protegidas, que vão desde pássaros até cervos e lontras. No ano passado, biólogos iniciaram um projeto para reintrodução de filhotes de onças-pintadas no parque, 70 anos após a espécie ter desaparecido na região. O acontecimento foi comemorado nas redes sociais por celebridades como o ator Leonardo Di Caprio. 

Parque Iberá / Divulgação Inprotur

Os viajantes que buscam conviver ao máximo com a natureza, mas ao mesmo tempo querem conforto e sofisticação, foram brindados com a inauguração de uma referência global na Rota da Patagônia Austral: o lodge da rede Explora instalado em El Chaltén, a capital nacional do trekking, aos pés do monte Fitz Roy, com vista para o Glaciar Marconi. O lodge, que é carbono neutro, foi construído com conceitos sustentáveis e projeto arquitetônico integrado à natureza para evitar impactos. Está estruturado para oferecer mais de 30 explorações diferentes na região. E, na hora de descansar, tem confortos como um restaurante com menu concebido a quatro mãos pelo chef Pablo Jesús Rivero, dono do restaurante “Don Julio”, eleito em 2020 o melhor restaurante da América do Sul no ranking World’s 50 Best Restaurants, em parceria com o chef Guido Tassi, conselheiro do Don Julio. O cardápio é elaborado de acordo com a estação, usando apenas ingredientes locais, produzidos de forma sustentável. 

Parque Iberá / Divulgação Inprotur

As novidades estão ao lado da preservação em todas as Rotas Naturais. Apaixonados pela preservação da vida marinha podem ver de perto baleias, pinguins e lobos marinhos, com direito a visitar grutas no litoral e provar vinhos envelhecidos no fundo do mar ao seguirem a Rota do Mar Patagônico. Quem gosta de montanhas nevadas, glaciares e paisagens panorâmicas de tirar o fôlego, em uma viagem temperada com caminhadas e churrascos inesquecíveis, pode seguir a Rota da Patagônia Austral. E quem gosta de ser surpreendido com paisagens inesperadas pode conhecer a Rota da Estepe, a planície com ecossistema único que tem desde desertos até bosques com árvores milenares, povoados por pumas, raposas e guanacos, em um ambiente onde se encontram os mais antigos fósseis de dinossauros do mundo.

Para obter mais informações sobre as rotas e seus destinos, vale consultar o site das Rotas Naturais.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.