Pela primeira vez, iniciativa trabalha com uma vela tão grande, garantindo coleção comemorativa e limitada que passa a vestir também tripulação de expedição marítima, em uma onda coletiva de consumo consciente em defesa dos oceanos.

Ao completar seu primeiro ano de navegação, a expedição Voz dos Oceanos inspira — e colabora efetivamente — para a criação de uma linha comemorativa de jaquetas, feitas a partir do processo de upcycling. Em parceria com o Projeto Kitecoat™, a iniciativa liderada pela Família Schurmann une moda e sustentabilidade em uma collab em defesa do reuso de materiais e do consumo consciente, capazes de minimizar os impactos de resíduos no meio ambiente.

A linha comemorativa Kitecoat Voz dos Oceanos conta com uma série limitada — e numerada — de 50 jaquetas feitas a partir de uma antiga vela da embarcação da Família Schurmann. Depois de uma volta ao mundo completa, vencer uma das maiores regatas da América Latina, realizar algumas expedições nacionais e na América do Sul, essa vela teve que ser substituída por uma nova. Agora, toda história e aventuras voltarão em novo formato: as jaquetas Kitecoat Voz dos Oceanos, feitas com partes de nylon e aviamentos do item “aposentado”.

Pela primeira vez, o Projeto Kitecoat™ adota uma vela tão grande como matéria-prima, o que garante um número maior de unidades. Da vela de 310 m2, a collab amplia o alcance desse upcycling com a produção de 50 jaquetas numeradas da coleção comemorativa para consumidores de todo o país A partir desta quinta, 1º de setembro, as encomendas da Kitecoat Voz dos Oceanos já poderão ser feitas no site (R$ 750,00 a jaqueta + frete ) e as encomendas começarão a ser entregues a partir de setembro mesmo. Detalhe: o modelo é o mesmo que passará a ser adotado pela tripulação do veleiro Kat.

“Por meio dessa collab, ressignificamos a vela da nossa embarcação e estimulamos o processo de upcycling no universo da moda e o consumo consciente em defesa dos nossos oceanos”, destaca João Eduardo de Villemor Amaral, Diretor Geral e de Operações da Voz dos Oceanos. Confira cenas dos bastidores dessa collab aqui.

300 horas de vida útil X 300 anos para decomposição

Arquiteto e velejador, Alexandre Rezende não se conformava com o desperdício de pipas de kitesurf e a incoerência entre o seu tempo de vida útil e de decomposição. “Um kite veleja cerca de 300 horas, se não sofrer qualquer avaria antes. Mas, quando a pipa é substituída por outra, o nylon da descartada tem um ciclo de vida muito grande, passando a ser um resíduo que dura cerca de 300 anos na natureza. Essa conta não fecha”, explica o empreendedor que, em 2014, iniciou o Projeto Kitecoat™ em parceria com a esposa Paula Lagrotta.

Inicialmente, a produção de jaquetas pelo processo de upcycling era um serviço oferecido aos atletas e/ou doadores de pipas. Mas naturalmente foi se expandindo até se tornar uma linha de produtos com alcance a consumidores de todo o país e do exterior. “Um kite ‘parado’, velho, rasgado ou em desuso é um passivo na natureza. Mas é possível transformar todas as histórias dessas pipas em algo usável e, assim, ganhamos todos: o meio ambiente e nós, que perpetuamos aventuras em nossas jaquetas”, completa Alexandre. Feitas de forma artesanal, as Kitecoat™ resultam de todas as aventuras e lugares por onde aquele equipamento passou e, pela primeira vez, a partir de uma vela tão grande como a do veleiro Kat, a coleção comemorativa Voz dos Oceanos traz em seu “DNA” uma volta ao mundo e muitas aventuras lideradas pela Família Schurmann, defensora da campanha Mares Limpos e líder da expedição.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.