Aracaju é 2ª capital do Brasil com maior crescimento do IDEB

A rede municipal de ensino de Aracaju deu um novo salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade da aprendizagem nas escolas brasileiras. De acordo com o último levantamento, correspondente ao ano de 2021, realizado pelo Ministério da Educação, a capital sergipana alcançou a média 5,0 nos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5°) e 4,4 nos anos finais (6º ao 9º). Nos dois casos, houve crescimento em comparação a 2019. Com isso, Aracaju assumiu a 2ª posição no ranking nacional das capitais que apresentaram aumento no Ideb. Os dados foram divulgados, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 21, pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.


“Desde que retornamos à Prefeitura, em 2017, assumimos o compromisso de melhorar a educação do nosso município e temos trabalhado diuturnamente para atingir este objetivo. E estes resultados mostram que é possível fazer uma educação de qualidade, apesar das dificuldades. Mais ainda: mostram a importância do planejamento, pois seguimos aquilo que definimos, mesmo diante das incompreensões. Estamos conseguindo alcançar os objetivos que estabelecemos, mesmo diante de uma situação extremamente complexa e atípica, que foi a pandemia. Por isso, é preciso comemorar os resultados do Ideb. Especialmente porque, nacionalmente, fomos a segunda capital que mais cresceu”, destacou Edvaldo.

O prefeito ressaltou que, durante a atual gestão, a educação municipal tem acumulado resultados positivos, apresentando uma crescente evolução desde 2015, quando registrava 4,4 no Ideb. Nos anos iniciais, segundo os indicadores, o desempenho foi de 0,6 pontos e nos anos finais saltou de 3,4 para 4,4. “Isso me deixa muito feliz e orgulhoso porque é uma grande vitória. Principalmente porque reflete os investimentos que estamos fazendo para a melhoria das estruturas das escolas, para a formação dos professores. Então, é motivo de grande felicidade porque, pela primeira vez, a capital sergipana registra quatro anos consecutivos de crescimento no Ideb”, reforçou o gestor.
Edvaldo enfatizou também os desafios que serão enfrentados nos próximos dois anos na Educação municipal, em virtude da pandemia, mas ressaltou os esforços que serão empreendidos para que o município “apresente resultados cada vez melhores”. “Mesmo com o crescimento do Ideb, nós sabemos que é preciso avançar, de forma muito intensa, nos próximos dois anos, para que possamos crescer ainda mais. Todos os nossos investimentos serão intensificados para garantir a educação de qualidade em nossa rede. É preciso investir na estrutura, o que já fizemos na maioria das escolas, mas é preciso, mais ainda, que os alunos saiam da escola sabendo ler e escrever, com um nível de aprendizagem cada vez mais elevado, para que tenham a possibilidade de crescer na vida”, afirmou.

Foto: Ana Lícia

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.