Aprenda os caminhos para começar a gerar riqueza

Em entrevista, o empresário e administrador, Luís da Silva, autor de “O novo rico”, explica que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro, mas é necessário mudança de mentalidade.

Empresário, administrador, sócio proprietário de seis empresas e consultor financeiro, Luís Guilherme Waszczuk da Silvaescreveu o livro O novo rico com objetivo de auxiliar as pessoas que querem gerar riqueza, mas ainda não sabem por onde iniciar. A obra apresenta um método, além de conter atividades práticas para ajudar os leitores a estruturarem seus negócios e planejarem os próximos passos da carreira.

Na entrevista abaixo, o autor resume sua metodologia e mostra que mentalidade é necessária para realizar investimentos. Ele também cita referências bibliográficas imprescindíveis no ramo dos negócios e se baseia no sucesso de grandes empresários para salientar que não há idade para empreender.

1 – Em “O novo rico”, você propõe uma mudança de mentalidade para quem quer começar a jornada pela geração de riqueza. É realmente possível conquistar a riqueza?

Luís Silva: Sim, é possível conquistar a riqueza. No entanto, isso depende de alguns fatores, sendo o primeiro uma mudança de mentalidade, conforme citado, pois sem uma ação determinada em direção a esse objetivo, nada acontecerá. Outros fatores fundamentais são educação financeira básica e investimentos, que formam a base da metodologia AMG, que ensina esse processo.

2 – Na obra, você apresenta aos leitores o método AMG. Pode explicar um pouco os princípios dele?

L.S.: O Método AMG reúne os três principais ajustes que você deve fazer em sua vida para começar a gerar riqueza. A primeira parte do método(Awake) busca despertar o indivíduo para uma mentalidade de geração de riqueza. Uma crença limitante relacionada ao dinheiro pode o impedir de prosperar, como por exemplo: “Nunca serei rico”. Essa crença de incapacidade pode impedir alguém de tomar medidas para melhorar sua situação financeira, pois acredita que, não importa o que faça, nunca será capaz de alcançar a riqueza. A segunda parte do método (Manage) discorre sobre como gerir seu dinheiro de maneira eficiente e ter uma disciplina financeira. O foco não é tornar a gestão complexa e, sim, criar hábitos e comportamentos financeiros saudáveis. A terceira parte do método (Grow) demonstra a importância de começar a plantar. Também desenha um caminho que vai da evolução pessoal dentro de seu próprio trabalho, passando pelo intra-empreendedorismo até chegar à possibilidade de empreender em um negócio próprio, que é onde a grande maioria das riquezas são geradas na prática.

3 – Desde muito cedo, você colocou em prática o espírito empreendedor – prova disso foi ter fundado sua primeira empresa aos 14 anos. É preciso apostar em um negócio para ganhar dinheiro e viver bem?

L.S.: Você pode viver bem e ganhar uma quantidade de dinheiro razoável tendo um emprego em uma empresa. Conheço várias pessoas, inclusive funcionários nossos, que são plenamente realizados em sua profissão e financeiramente. No entanto, se o seu desejo é gerar riqueza, você precisará dar um passo a mais e aplicar o seu capital de uma maneira que ele cresça e se multiplique, e empreender é o caminho mais rápido.

4 – É possível começar a construir o próprio patrimônio financeiro depois dos 40 anos? O que diria para quem quer começar agora mesmo, independentemente da idade?

L.S.: Sim, é possível, essa é mais uma crença limitante que nos impede de seguir nossos sonhos. Temos inúmeros exemplos de empreendedores que começaram com uma idade mais avançada, como Silvio Santos, que fundou a SBT quando tinha 51 anos, Ray Kroc, que fundou a McDonalds quanto tinha 52 anos, Coronel Sanders, que fundou o KFC quando tinha 62 anos, Luiza Helena Trajano, que fundou o Magazine Luiza quando tinha 43 anos, entre outros. Além disso hoje a medicina e nossa qualidade de saúde avançaram muito, estendendo a nossa longevidade produtiva. Para quem quer começar agora, independentemente de ter uma idade mais avançada, o primeiro passo é acreditar que é possível, ter paciência e ser perseverante nos desafios que vão surgir, além de estar disposto a aprender muito. Nunca é tarde demais para começar a gerar riqueza e alcançar o sucesso financeiro.

5 – Ao longo da obra você cita nomes importantes, que tratam sobre geração de riqueza. Quais os autores indispensáveis para estudo você indica aos leitores?

L.S.: O primeiro livro que me despertou para esse tema foi o clássico “Pai Rico Pai Pobre”, de Robert Kyosaki, que nos ensina a diferença entre a maneira de trabalhar de um rico e de um pobre. Outra leitura obrigatória é “Os segredos da mente milionária”, de T. Harv Ecker, onde ele aborda como transformar a sua mentalidade com relação ao dinheiro. As obras de Gustavo Cerbasi também podem contribuir muito se você quiser se aprofundar no tema de gestão eficiente de seus recursos, bem como noções básicas sobre investimento. A literatura sobre o tema é ampla e acessível, o que busquei acrescentar à literatura existente é a extração do processo principal aliado a uma disciplina pratica de execução. No meu livro, o leitor vai encontrar 21 capítulos curtos, contendo tarefas que se executadas vão gerar resultados imediatos.

6. Investimento é um dos temas abordados por você no livro e considerado um “bicho de sete cabeças” pela maioria das pessoas. Por que acha que isto acontece? E você tem dicas para quem quer começar a investir?

L.S.: Tudo que você não entende parece difícil em um primeiro momento.  Quando falamos em investimento, o risco é o primeiro elemento que nos paralisa, pois envolve o sentimento de medo. Muitas pessoas têm medo de perder. No entanto, você não vai progredir se não der o primeiro passo.  Então a principal dica que dou para quem quer começar é que você precisa dar esse primeiro passo. Comece investindo pequeno, em investimentos menos arriscados e com objetivo mais de aprendizado do que em ganhar dinheiro propriamente. Geração de riqueza é um jogo de longo prazo, então não se preocupe em ganhar nos primeiros investimentos. Seu objetivo é iniciar e desenvolver o hábito de investir de maneira consistente. Sua performance irá melhorar de acordo com o tempo.

7 – Você tem outros projetos literários para o futuro? Se sim, já pode adiantar alguma novidade?

L.S.: Sim. Outro grande problema que percebo em minhas empresas é que muitas pessoas não conseguem alcançar o sucesso por terem crenças limitantes que as impedem de prosperar. Minha próxima obra abordará essa questão: como é possível identificar programações mentais que estão inconscientemente atrapalhando o seu sucesso e como ressignificá-las a fim de trazer mais controle sobre a vida. O objetivo, assim como “O Novo Rico”, é ter uma abordagem prática e um passo a passo, a fim de que a pessoa realmente coloque a mão na massa e obtenha resultados transformadores em sua vida.

Sobre o autor: Natural de Francisco Beltrão, no Paraná, Luis Guilherme Waszczuk da Silva é empresário, graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Desde jovem teve aptidão pelo empreendedorismo: aos 14 anos fundou sua primeira empresa de tecnologia que existe até hoje. Já aos 22 virou sócio da Grilazer, indústria de produtos para churrasco – hoje uma das maiores especialistas do setor no Brasil. Também é sócio proprietário de outras cinco empresas nos ramos da indústria metalúrgica, indústria moveleira, de saúde e digital; e atua como consultor financeiro na indústria de pias GhelPlus, maior do ramo no país.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.