Marca gaúcha tem projeto de expansão para o Brasil

Marca de roupas feminina – WAS (We are Simple) – tem projeto de crescimento em 2023 para alcançar outras capitais brasileiras com sua proposta de roupas sustentáveis e duradouras.

Fundada em 2017 pela Publicitária Luciana Ceccon, a WAS (We are Simple) propõe o resgate da moda simples e de qualidade. “Nosso olhar é para a mulher. Ela é mais importante que a roupa”, define Luciana.

Uma marca que oferece moda feita para durar, que propõe o resgate dos clássicos duráveis, e que posiciona a mulher em primeiro plano. Luciana, carregando mais de 15 anos de sólida experiência atuando com grandes marcas de moda brasileiras e internacionais como Melissa, Karl Lagerfeld, Vivienne Westwood, Jean Paul Gaultier, Tok, entre outras, percebeu lá atrás uma tendência que tem se confirmado nos últimos anos. Estruturou a partir dela a WAS, em torno de quatro pilares: matéria prima, design minimalista, conforto e simplicidade. 

A escolha da matéria prima e acabamento são essenciais para uma peça da WAS. Valorizamos tecidos de alto padrão, como seda, crepe, linho e algodão. Nossas peças são feitas para durar. Por isso, as modelagens são atemporais, com linhas retas e sem excessos. Com coleções continuadas, nossas criações não seguem tendências passageiras. Damos valor aos clássicos eternos, com um toque atual e contemporâneo. Para nós o conforto está diretamente ligado à elegância. Peças fluidas, com bom caimento, permitem um dia a dia descomplicado e agradável ao corpo. Por fim, a simplicidade. O excesso esconde a essência. O simples revela a personalidade. Para a WAS a roupa é como a extensão de quem somos, aquilo que nos dá segurança para revelar nossa identidade. “Nosso olhar é para a mulher. Ela é mais importante que a roupa”, define Luciana. 

A WAS é uma marca de roupas para mulheres maduras, que tem como propósito promover a sofisticação através da simplicidade. “Crio para a mulher que se conhece, independente, que tem poder sobre o seu estilo. Valoriza suas qualidades e quer aproveitar a vida com praticidade e leveza. A mulher que veste-se para si. Para nós a maturidade é um estado de espírito. Somos ageless”, acrescenta.

“Acredito que a roupa feita para durar é o novo sustentável. Além disso, trabalhamos baseados na tríade sustentável — plena atenção ao Social, ao Ambiental e ao Econômico, com fornecedores autenticados e responsáveis”, pontua  Luciana.

Ao longo desses seis anos, a marca ampliou seus canais em multimarcas no RS e no Rio de Janeiro, em uma das principais multimarcas do país. Agora pretende ampliar sua atuação para outras capitais. Em 2019, inaugurou a primeira loja em Porto Alegre e vende para todo Brasil através do seu e-commerce.

O período de pandemia foi de reestruturação interna. A marca ganhou reforço de peso em 2022, quando Kento Kojima, empreendedor e gestor, cofundador da Noize Comunicação e ex-sócio da Insecta Shoes, entrou para o quadro societário assumindo as áreas financeira, de tecnologia e gestão. 

“Temos muitos planos para os próximos anos. Queremos consolidar a marca em mercados que acreditamos ser chave e já temos todo o plano traçado”, comenta Kento.

Em entrevista exclusiva, Luciana Ceccon, nos conta um pouco mais da sua trajetória e do futuro da marca:

O que te inspirou a construir a marca? 

Eu percebi que faltavam opções para uma mulher mais madura que não se identifica com as tendências passageiras da moda. Eu estava em um momento da vida onde queria mais qualidade e menos quantidade. Percebi, após 15 anos de trabalho com moda nacional e internacional, que o Fast Fashion não era a melhor opção. Roupas que não duravam até a 2a lavagem. Tecidos e cortes sem conforto. Tinha o guarda roupa cheio de nada. Além disso, eu estava em um momento de vida e profissional diferente. Buscava peças mais sóbrias e sofisticadas. Buscava transmitir uma estética e personalidade mais madura, mas sem perder a atualidade. Não encontrei. Tudo tinha muitos detalhes e aviamentos que marcam demais a peça, e inevitavelmente eu iria ter a necessidade de comprar mais uma blusinha preta no mês seguinte. Ou seja. Estava sempre comprando as mesmas peças de roupa e sentia meu guarda roupa sempre vazio, sem qualidade. A partir dessa necessidade montei os pilares da marca e do que iria inspirar as coleções também baseado no que me inspira criativamente.

Quais os principais pilares da marca? 

O conceito é todo baseado na moda que dura. Matéria Prima, Design Minimal, Conforto e Versatilidade e a Sofisticação Simples.  A qualidade da matéria prima é essencial para que o produto perdure com a mesma qualidade durante anos. O design mínimal e clássico faz com que as coleções não fiquem datadas. Menos detalhes, menos aviamentos. Conforto e versatilidade são essenciais para que você use muito a sua peça. Não podemos mais ter peças avulsas que não possam ser usadas em diversas ocasiões. E por último, acreditamos que a simplicidade envelopa o conceito de marca.

Quem é a mulher WAS? Como você vê a moda brasileira? 

Não trabalhamos com uma mulher somente. Acreditamos que a mulher que consome WAS já conhece o seu estilo, mas se permite transitar entre o clássico e as tendências. Ela é uma mulher muito segura e independente. Ela quer mais qualidade e menos quantidade e acredita que isso a torna mais elegante. 

Eu vejo o mercado de moda brasileira caminhando a passos lentos. Creio que temos muito potencial criativo e pensante na moda, mas não temos um incentivo à cadeia completa, principalmente na manufatura. 

Ainda não temos força para atender diferentes perfis de consumidores. O mercado atende mais às massas e homogeiniza os estilos. Por exemplo, nós temos algumas opções de departamentais de massa (fast fashion) que dominam o mercado, temos poucas opções de médios negócios e muitas opções de marcas novas e pequenas. Esse ciclo não se sustenta. Em outros mercados podemos perceber nichos mais estabelecidos que se sustentam, pois tem mais demanda para cada um. 

Qual o projeto de crescimento para a marca?

Queremos ter um crescimento sustentável acima de tudo. Respeitando os pilares de sustentabilidade, Social, Ambiental e Financeiro. Vamos completar 6 anos de marca, sendo que 3 foram bastante impactados por uma pandemia sem precedentes. Acreditamos que se manter no mercado é uma vitória. Aprendemos e crescemos como gestores e indivíduos na pandemia. Aprendemos a achar soluções viáveis para continuar, mesmo que não sendo as imaginadas por nós. Crescemos em estrutura e vendas mesmo tendo ainda pouco tempo de marca e alcance limitado. Mas o foco para 2023 é voltar para as melhores multimarcas no Sudeste e consolidar esses pontos que são importantes tanto comercialmente como para a  imagem da marca.

Luciana Ceccon

@follow_was

www.wasofficial.com

Loja: Av. Mariland, 898 – Porto Alegre – RS

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.