Argentina, o país das mil paisagens

Um dos países mais fotogênicos do mundo, a Argentina está mais acessível do que nunca, com novas rotas aéreas e passagens a preços promocionais.

Um dos destinos favoritos dos fotógrafos, a Argentina é um dos poucos países onde se pode ter a sensação de uma volta ao redor do mundo simplesmente alternando ambientes dentro do mesmo território. Da mata tropical da região das Cataratas do Iguaçu até os desertos do Norte, do pantanal de Esteros del Iberá até a neve de Bariloche e às geleiras do extremo Sul da Patagônia, os cartões postais do país hermano são variados e surpreendentes. E, com as novas rotas aéreas e as promoções da Aerolineas Argentinas, ficaram mais próximas do que nunca.

Os brasileiros já reconhecem e gostam de tirar selfies nos ambientes urbanos de Buenos Aires: o ar rústico do Caminito, o clima europeu da Recoleta, a modernidade de Puerto Madero, o agito descolado de Palermo. Nos últimos anos, passaram a conhecer mais os vinhedos e as bodegas de Mendoza. Mas o aumento da disponibilidade de vôos agora tornou mais fácil chegar a destinos que antes eram considerados remotos e de logística complicada.
 

Glamping em Salinas Grandes / Divulgação

Um exemplo são os parques naturais, Parque Provincial de Ischigualasto e Parque Nacional de Talampaya, nas províncias de San Juan e La Rioja. Compostos de espetaculares formações geológicas, que às vezes lembram a paisagem de um faroeste, às vezes um planeta saído da série Star Wars, tudo em meio a fauna e flora únicas. Listados como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, eles têm cânions cinematográficos e paredões de 150 metros de altura, e formações geológicas com desenhos singulares.
 

Ushuaia – Valles Invernales / Divulgação

Acessível a partir dos aeroportos de Salta e de Jujuy, também é possível alugar um carro ou fechar uma excursão para conhecer outra paisagem espetacular, o deserto de Salinas Grandes. Uma imensa área coberta de sal que, na época dos dinossauros, há cerca de 10 milhões de anos, era coberta por um gigantesco lago de água salgada. Hoje, em sua paisagem que lembra a Lua, já existe até glamping (mistura de glamour + camping), com alojamento high tech e refeições preparadas por chefs internacionais. 
 

Parque Provincial de Ischigualasto / Divulgação

Ao Sul as imagens são totalmente diferentes, embora igualmente impressionantes. Na região da Rota dos 7 Lagos, que inclui San Martín de Los Andes, Villa Angostura, e chega até Bariloche, as vistas do parque Nahuel Huapi e das montanhas que o cercam são avassaladoras, com seu ambiente que lembra os Alpes. Mais em direção à Antártica há paisagens mais extremas e selvagens, com uma fauna marinha que inclui leões marinhos, baleias e orcas perto de Puerto Madryn, na Península Valdés. As geleiras do Parque Nacional Los Glaciares — outro destino listado como Patrimônio Mundial da Unesco, com seus 726 mil hectares repletos de gelo aos pés do pico Fitz Roy, onde se encontra o imponente Glaciar Perito Moreno. Perto de Ushuaia, a cidade conhecida como “O Fim do Mundo”, por sua proximidade do Pólo Sul, ficam as paisagens onde foram filmadas as principais cenas do do filme “O Regresso”, com Leonardo di Caprio. Isso porque os ambientes, além da beleza selvagem, eram mais preservados e tinham mais gelo e neve do que na América do Norte.

Ushuaia / Divulgação

Mais informações: ernesto@promo.tur.br

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.