Férias culturais: atividades para toda a família em janeiro

Foto: Giba Marques

Diversão em Família: Opções Culturais para Janeiro

Procurando por atividades para curtir com as crianças neste mês de janeiro? Se a sua família é fã do esporte mais popular do mundo, o Museu do Futebol é uma excelente escolha. Localizado na Praça Charles Miller, as atividades da programação “Férias no Museu” incluem campeonato de embaixadinha, oficinas, jogos e brincadeiras relacionadas ao futebol. A presença confirmada de ex-jogadores, como Wendel do Palmeiras e Letícia Silva, a especialista em altinha, promete tornar a experiência ainda mais memorável. Não perca também a exposição temporária “Futebol de Brinquedo”, com entrada gratuita.

A programação “Férias no Museu” ocorre de terça a domingo, das 10h às 17h, até 31/01, na Praça Charles Miller, em frente ao Museu do Futebol. Além disso, durante todo o período, o público pode desfrutar gratuitamente dos jogos e equipamentos disponíveis na área externa do museu. Não deixe de conferir as atividades especiais diárias, como futsinuca inflável, oficina de confecção de pipas, desafio de Chute ao Gol, jogo Passa ou Repassa do Futebol, confecção de brinquedos manuais, e muito mais. Detalhes e programação completa estão disponíveis no site do Museu do Futebol.

Cultura Gratuita nas Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura oferecem uma gama de atividades gratuitas para toda a família. Destaque para a Cia. Conto no Pé da Árvore, que apresentará a contação de histórias “Tio Barata é um Barato” na Fábrica de Cultura Jaçanã no dia 13/01 às 14h. Já no dia 14/01, das 10h às 17h, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha recebe o Esquenta Carnaval dos Blocos Jah É e Urubó é Aki Ó. A diversão continua na Fábrica de Cultura Brasilândia com a “Oficina de Férias: Sonorização de Filmes” em 16/01 às 14h, seguida pela “Oficina de Férias: Imersão na Realidade Virtual” em 18/01 às 14h. Confira mais informações sobre outras atividades no site das Fábricas de Cultura.

Atividades no Museu Casa Mário de Andrade

Apesar do Museu Casa Mário de Andrade estar passando por restauro, as atividades não param. No dia 13/01, sábado, às 10h30, acontece a oficina infantil de “Experiências Musicais para Bebês”, proporcionando uma experiência musical para crianças de até 3 anos, junto com seus responsáveis. Inscrições abertas até 12/01.

Oficina de Circo em Itaquera

A Oficina Cultural Alfredo Volpi em Itaquera convida crianças de 7 a 12 anos para a “Oficina de Circo para Crianças”. A partir de 20/01, todos os sábados das 10h às 13h, a oficina explorará princípios básicos de acrobacia. Inscrições abertas de 2 a 18/01.

Exposição “A Verdade está no Corpo” no Paço das Artes

Esta é a última semana para visitar a exposição “A Verdade está no Corpo” no Paço das Artes. Com mais de 100 obras de 40 artistas, a exposição explora o corpo e suas representações na contemporaneidade. A visita guiada acontece em 06/01 às 16h. Entrada gratuita até 07/01.

Oficinas e Atividades no Museu Felícia Leirner

No Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, as opções incluem a “Oficina de Alongamento Corporal e Respiração” em 06/01 às 11h, proporcionando técnicas de autocuidado. Às 14h do mesmo dia, a “Oficina de Mandala” ensinará técnicas de criação de mandalas para transformar e energizar o ambiente.

Espetáculo “Expedição Atlântico” na BSP

Em 13 de janeiro, às 16h, a Biblioteca de São Paulo (BSP) apresenta o espetáculo “Expedição Atlântico” com a Cia. Truks. A história, envolvendo dois catadores de lixo especiais, aborda questões de forma leve e poética, tratando do lixo e da marginalização humana. Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição.

Oficina e Curso no MIS – Museu da Imagem e do Som

Durante todo o mês de janeiro, o MIS oferece a oficina gratuita “Cartazes Aterrorizantes” às terças-feiras. Os participantes criarão seus próprios cartazes de filmes de terror icônicos. Além disso, o curso presencial “Uma Breve História da Monstruosidade” explora narrativas de monstros ao longo da história, com aulas nos dias 29 e 31 de janeiro, 02, 05, 07 e 09 de fevereiro, das 19h às 21h, por R$ 200.

Visita Monitorada na Sala São Paulo

Conheça a história da Sala São Paulo, importante espaço de concertos, através de visitas monitoradas. Gratuito aos sábados, domingos e feriados. Nos demais dias, o valor é de R$ 5,00 por pessoa. Agende sua visita antecipadamente para explorar esse marco histórico da cidade.

Oficina de criação de esculturas na Oficina Cultural Alfredo Volpi

Na Oficina Cultural Alfredo Volpi em Itaquera, a “Oficina de Criação de Esculturas e Reciclagem de Argila” ensinará a reutilizar materiais para criar novas obras. A oficina ocorre todas as sextas-feiras, de 19/01 a 23/02, das 14h às 17h. Inscrições abertas de 2 a 17/01.

Aproveitem as férias com cultura e diversão para toda a família!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.