Panorama agrícola: atraso na colheita de soja e desafios na produção de milho

A colheita de soja da safra 2023/24 do Brasil atingiu 74% da área cultivada até a última quinta-feira, com um avanço semanal de cinco pontos percentuais. As chuvas têm dificultado os trabalhos no centro-norte do país. O ritmo está ligeiramente atrás do ano anterior, que registrou 76% no mesmo período. No Rio Grande do Sul, as precipitações diminuíram, mas ainda não representam uma ameaça às lavouras em enchimento de grãos devido à umidade no solo. Porém, é necessário que chova em breve para evitar prejuízos na produtividade das áreas mais tardias do estado.

A segunda safra de milho do Brasil termina março com uma divisão clara entre áreas em boas condições e outras com problemas. Com a semeadura da safrinha 2024 de milho concluída no centro-sul do país, o foco agora está no efeito do clima sobre o desenvolvimento e o potencial produtivo das lavouras. Em algumas áreas, perdas de produtividade já são esperadas pelos produtores.

Quanto à colheita do milho verão 2023/24, atingiu 82% da área cultivada no centro-sul, em comparação com 75% na semana anterior e 64% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.