Exposição retrata mulheres ciganas de Mato Grosso

Nesta segunda-feira (24., comemora-se no Brasil o Dia Nacional dos Ciganos. Para marcar a data, a Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) lançará a exposição multimídia “Calin”. O trabalho destaca a força e a resistência das mulheres ciganas da etnia Calon de comunidades de três municípios mato-grossenses: Cuiabá, Tangará da Serra e Rondonópolis.

A exposição integra o projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, aprovado no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

O projeto premiou a raizeira e benzedeira Maria Divina Cabral, a Diva, como Mestra da Cultura Mato-grossense e se desdobrou em vários produtos culturais transmidiáticos. Dentre as ações, o I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso, que ocorreu em abril, a web série em edição ‘Diva e as Calins’, e a “Exposição Multimídia “Calin”.

Calin é uma palavra de autoidentificação das mulheres ciganas do tronco étnico calon e no dialeto destes grupos significa “cigana”. Assim, o trabalho busca valorizar os saberes, tradições, costumes e filosofia romani, com foco principal nas vozes, olhares e narrativas de suas mulheres.

“A exposição coroa todo um trabalho realizado durante meses com as mulheres ciganas de Mato Grosso. Vamos mostrar a importância delas nas nossas vidas e na vida de todos ao seu redor. São mulheres guerreiras, vencedoras, empoderadíssimas. Mulheres que tomam as decisões, que tomam a frente”, enfatiza a presidente da AEEC, Fernanda Caiado.

Serviço

O que: Lançamento da exposição multimídia Calin

Onde: Canal do Youtube do Fórum de Entidades e página no Facebook da AEEC-MT

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.