Home Política Capitais Livro conta história das famílias pioneiras cuiabanas

Livro conta história das famílias pioneiras cuiabanas

Livro conta história das famílias pioneiras cuiabanas

Com o canto do Coral Municipal da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e a apresentação do grupo musical Pequena Luz, a jornalista e autora do livro “Gente que fez, gente que faz Cuiabá: inventário de famílias pioneiras cuiabanas”,  Neila Maria Souza Barreto, lançou a sua grande obra que conta história de pessoas que ajudaram a construir Cuiabá nesses 302 anos. O evento ocorreu na noite desta terça-feira (20), na Casa Barão, localizado no Centro Histórico e contou com a presença das famílias tradicionais da cuiabania citadas no livro, do prefeito Emanuel Pinheiro, vice-José Roberto Stopa, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, ex-secretária de Cultura do município, Carlina Jacob e demais membros que compõem o staff da gestão.  

O livro garante ao leitor a identificar as famílias cuiabanas por meio de um índice que permite localizar os troncos familiares ao longo dos séculos XVIII ao XXI. “Esse livro é uma solicitação da Prefeitura de Cuiabá, por causa do projeto do Parque da Família. O  prefeito Emanuel Pinheiro precisava de uma pesquisa séria que desse a ele o aval para que a praça fosse feita e o nome dessas famílias fossem registradas lá.  Hoje, através dessa obra, as pessoas irão conhecer aqueles que ajudaram a construir Cuiabá. É uma pesquisa séria e de fontes confiáveis que vai avaliar o trabalho da Prefeitura. É um prazer muito grande ter essa obra lançada e a gratificação é o encontro que tivemos aqui com as famílias antigas e com os  idosos que trazem  tantas histórias das épocas passadas”, comentou a autora. 

O prefeito Emanuel Pinheiro elogiou a obra que eterniza a história e memória de grandes personagens homens e mulheres que escreveram  a história de bravura do povo cuiabano. “A família cuiabana se caracterizou pela bravura e fé inabalável em Deus, traduzido na fé católica e que  durante 250 anos, era nós e nós mesmo. Vivíamos desconectados do desenvolvimento nacional e tínhamos inúmeras dificuldades, sendo elas de transporte, comunicação e de qualquer desenvolvimento de qualquer  ordem. Vivíamos isolados no país que era focado no litoral. pós construção de Brasília é que começamos a conhecer a integração nacional. E nesse processo de interiorização é que começamos a ser descobertos para o mundo, e ao longo deste tempo muitos viveram nessa Cuiabá, grandes personagens que construíram a bela história da cuiabania, a tradicional família cuiabana. Este livro talvez seja a obra mais completa e dedicada à raiz e à cultura para simbolizar os 300 anos de história e bravura. Os nossos imortais merecem ser lembrados como estão sendo reconhecidos nesse livro.”,  comentou o gestor. 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.