Governo de SP entrega o Museu das Culturas Indígenas

O Governo de São Paulo entregou, nesta quarta-feira (29), o Museu das Culturas Indígenas, que abre oficialmente ao público a partir de amanhã e terá entrada gratuita durante todo o mês de julho. Parte do plano de expansão da rede museológica do Governo de São Paulo, que conta com 24 equipamentos culturais, o primeiro museu feito e conduzido por indígenas recebeu um repasse total do Estado de R$ 14 milhões e está localizado no Complexo Baby Barione, ao lado do Parque da Água da Branca, na zona Oeste da capital.

“São Paulo é um estado que sabe respeitar a sua história e conviver com as suas diferenças. Nosso papel como governo é interpretar as aspirações da sociedade e traduzir essas aspirações em realidade, em políticas públicas, como esse equipamento que materializa a história do povo indígena e a preserva para o futuro”, afirmou Rodrigo.

O novo museu apresenta uma forma inovadora de gestão e governança, tendo como premissa a participação e o protagonismo dos diversos povos e comunidades indígenas por meio do Conselho Indígena Aty Mirim.

A gestão do Museu das Culturas Indígenas será compartilhada entre a Organização Social de cultura ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), e o Instituto Maracá, entidade que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena.

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.