Aracaju prepara homenagem às vítimas de torpedeamento de navios em Sergipe

Em 16 de agosto deste ano, completam-se 80 anos de um dos maiores marcos da história de Sergipe: o bombardeio de navios brasileiros por um submarino alemão na costa do litoral do estado.

Para relembrar o fato, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e a Capitania dos Portos, com apoio da Marinha do Brasil, irão realizar, no dia 16 deste mês, um evento em homenagem aos 617 náufragos vitimados pelo bombardeio. 

Com local marcado para o Farol da Coroa do Meio, a iniciativa conta também com a participação da Universidade Federal de Sergipe, do 28º Batalhão de Caçadores, da Academia Sergipana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, do Governo do Estado e do Instituto Banese.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, informou a programação do evento ao F5 News: no final da tarde do dia 16, será realizado ato no Farol da Coroa do Meio. Mais cedo, a Marinha realiza homenagem em alto mar, que será documentada para exibição na solenidade do Farol e disponibilizada para a imprensa e o público.

O evento continua sua programação nos dias seguintes. A partir do dia 17, ocorrerá uma exposição no Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão. Além disso, o Aeroclube de Sergipe programou um seminário com a participação de pesquisadores desse episódio. A Capitania dos Portos, por sua vez, realiza, também no Farol, uma exposição do Tribunal de Justiça, que conta a história dos bombardeios.

Foto: Reprodução

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.