Conheça os 50 melhores restaurantes da América Latina

As estrelas do mundo gastronômico reuniram-se em Mérida, Yucatán, para o primeiro encontro de toda a comunidade gastronômica da América Latina desde 2019, durante a revelação da lista dos Latin America’s 50 Best Restaurants 2022, patrocinados pela S.Pellegrino & Acqua Panna. A cerimônia celebrou a diversidade e a riqueza do cenário gastronômico da região, reconhecendo na lista a excelência de estabelecimentos de 21 destinos diferentes antes de nomear o Central, de Lima, como The Best Restaurant in Latin America 2022 e The Best Restaurant in Peru.

Os chefs Virgilio Martínez e o restaurante emblemático de Pía León, o Central — uma ode às paisagens, à história e às tradições únicas do Peru — lideram a votação anual pela primeira vez desde 2016. A distinção é apresentada um ano após o Central ter sido nomeado The Greatest Restaurant in Latin America 2013 – 2021, como parte da lista retrospectiva única dos Latin America’s 50 Best Restaurants 2021: Passado e Futuro. O Central é acompanhado no “top três” pelo Don Julio (No. 2), de Buenos Aires, eleito The Best Restaurant in Argentina, e pelo Maido (No. 3), de Lima.

William Drew, Diretor de Conteúdos dos Latin America’s 50 Best Restaurants, afirma: “Estamos entusiasmados por regressar à região com a primeira lista regular dos Latin America’s 50 Best Restaurants desde 2020, e o nosso primeiro encontro com toda a comunidade gastronômica da região desde 2019. Os últimos três anos estimularam mudanças significativas no setor, que originaram uma série de novos restaurantes e destinos que estão sendo destacados na lista para 2022. É uma honra poder celebrar mais uma vez a resiliência e a riqueza da região em termos de gastronomia.” 

Stefano Bolognese, Diretor da Unidade de Negócios Internacionais da Sanpellegrino, afirma: “Pelo décimo ano consecutivo, a S.Pellegrino & Acqua Panna patrocinam o prestigiado programa de entrega de prêmios gatronômicos da América Latina: “é uma honra para nós fazermos parte das celebrações desta noite. Yucatán é o lar de um dos melhores cenários gastronômicos e estamos orgulhosos por desempenharmos um papel ativo no apoio à promoção de restaurantes locais e à apresentação de talentos culinários, inspirando clientes e amantes da gastronomia a procurarem as experiências mais emocionantes.”

A Casa do Porco

Buenos Aires e Lima continuam o seu reinado enquanto mecas culinárias, tendo cada uma oito restaurantes na lista. Além do Don Julio, no No.2, outros acréscimos notáveis da capital argentina incluem o Julia (No. 50), como nova entrada, e o Elena (No. 40), que entra novamente na lista. São Paulo segue de perto com sete entradas, incluindo A Casa do Porco (No. 4), nomeado The Best Restaurant in Brazill, e o Metzi (No. 27), o Charco (No. 35) e o Nelita (No. 39), como novas entradas. A Cidade do México assegura cinco entradas com o Pujol (No. 7) novamente nomeado The Best Restaurant no México.

Mani

A diversidade da região ocupa o centro das atenções nesta edição, com 10 restaurantes adicionados ao ranking pela primeira vez. Além da nova entrada de Buenos Aires e das três novas de São Paulo, os restaurantes estreantes incluem o Fauna (No. 16) no Valle de Guadalupe; o Villa Torél (No. 18), em Ensenada; o Arca (No. 29), em Tulum; o Sublime (No. 31) e o Diacá (No. 47), ambos na Cidade da Guatemala; e o Mesa Franca (No. 49), em Bogotá.

Foram anunciados sete prêmios especiais na cerimônia dos Latin America’s 50 Best Restaurants 2022. O Gin Mare Art of Hospitality Award é entregue ao Oteque, no Rio de Janeiro, um restaurante intimista no qual seis grandes mesas de madeira redondas têm vista para uma cozinha aberta e para um aquário. Os clientes podem admirar os chefs a trabalhar enquanto observam o marisco pouco antes de este lhes ser trazido para o prato

Oteque

A equatoriana Pía Salazar, do Nuema, no Quito, é nomeada como Latin America’s Best Pastry Chef, rêmio patrocinado pela República del Cacao. No Nuema, Salazar cria uma variedade de sobremesas complexas que expressam a biodiversidade do Equador, incluindo o turrón, favorito de longa data e composto por bolachas, pudim de arroz e nougat, servido com ervilhas crocantes salgadas e desidratadas, gelado de mel e maçãs.

Apresentado como um novo prêmio para 2022, o título Beronia Latin America’s Best Sommelier é concedido a Pablo Rivero, sommelier e proprietário do Don Julio de Buenos Aires, vencedor do The Best Restaurant in Latin America 2020. A adega de Rivero possui mais de 14.000 rótulos argentinos, expostos através de garrafas vazias ao longo das paredes interiores do edifício do século XIX do Don Julio, convertendo o espaço rústico num santuário de vinhos acolhedor.

Maito

Fauna, no Valle de Guadalupe, é reconhecido como o vencedor do Highest New Entry Award, com a sua ascensão ao No. 16 após ter sido nomeado vencedor do One To Watch Award em 2020. O Maito, na cidade do Panamá, vence o Highest Climber Award, subindo 36 posições face à votação anterior em 2020, até ao No. 6.

Jonatan Gómez Luna, do Le Chique, em Cancún, foi premiado com o Estrella Damm Chefs’ Choice Award conforme votação dos seus colegas de profissão, devido ao seu trabalho inspirador no setor hoteleiro. O menu de degustação de Gómez Luna explora os diferentes sabores do México usando técnicas inovadoras e moleculares para desconstruir e transformar pratos tradicionais em novas criações.

Diacá

Diacá, na Cidade da Guatemala, recebe o Flor de Caña Sustainable Restaurant Award pelos seus esforços para construir redes entre produtores e cozinhas de restaurantes, com respeito pelas pessoas e com ingredientes indígenas guatemaltecos no centro de tudo o que fazem. Este prêmio é auditado de forma independente pela Sustainable Restaurant Association, que classifica os estabelecimentos que se autonomeiam para o prêmio com base numa vasta gama de critérios, incluindo a responsabilidade ambiental e social. 

Os vencedores dos prêmios especiais pré-anunciados foram também homenageados ao longo da noite. Entre estes, incluem-se: Manoella “Manu” Buffara como Latin America’s Best Female Chef; o defensor da gastronomia social Rafael Rincón, como vencedor do Icon Award with Volvo; e o restaurante Ancestral de La Paz, na Bolívia, vencedor do American Express One To Watch Award.

Antes da cerimônia de entrega de prêmios, os Latin America’s 50 Best Restaurants anunciaram a lista inaugural de restaurantes classificados entre a 51ª e a 100ª posição, um clássico dos The World’s 50 Best Restaurants que estrearam este ano na região da América Latina. A lista do 51º ao 100º, apresentada em associação com a American Express, visa destacar as diversas culturas gastronômicas da região, uma vez que a 50 Best continua a sua missão de celebrar um número de estabelecimentos hoteleiros maior do que nunca. Para ver a lista completa de restaurantes, clique aqui

O processo de votação 

O papel da organização da 50 Best na promoção de restaurantes e na apresentação de talentos culinários continua a ser mais importante do que nunca, continuando a apoiar o setor hoteleiro, inspirando os clientes a procurarem experiências gastronômicas emocionantes. A 50 Best trabalha com a consultora de serviços profissionais Deloitte como parceira de adjudicação independente oficial para auxiliar a proteger a integridade e a autenticidade do processo de votação e a lista resultante dos Latin America’s 50 Best Restaurants 2022.

A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy é composta por mais de 300 membros regionais com direito a voto do setor da restauração em toda a América Latina, cada um escolhido criteriosamente pela sua opinião especializada no âmbito dos restaurantes da América Latina. Os votos desta Academia compõem a lista dos Latin America’s 50 Best Restaurants, um barômetro anual de excelência. A Academia está dividida em cinco regiões: México, América Central, América do Sul (Norte), América do Sul (Sul) e Brasil. Cada região tem votantes que incluem jornalistas, críticos gastronômicos, chefs, restauranteurs e gourmets experientes. Em 2022, cada membro enviou 10 votos sobre o que considerou serem as melhores experiências gastronômicas dos 18 meses anteriores. Pelo menos três desses votos foram atribuídos a restaurantes de fora dos respectivos países (os membros da Academia que não puderam viajar internacionalmente votaram apenas em sete restaurantes dos respectivos países). Para ver mais detalhes sobre o processo de votação dos Latin America’s 50 Best Restaurants, clique aqui.

ClassificaçãoEstabelecimentoCidade/localidade
1CentralLima
2Don JulioBuenos Aires
3MaidoLima
4A Casa do PorcoSão Paulo
5El ChatoBogotá
6MaitoCidade do Panamá
7PujolCidade do México
8KjolleLima
9MaytaLima
10BoragóSantiago
11MéritoLima
12OtequeRio de Janeiro
13LeoBogotá
14EvvaiSão Paulo
15MishigueneBuenos Aires
16Fauna Vale de Guadalupe 
17Le ChiqueCancún
18Villa Torél Ensenada
19CeleleCartagena
20LasaiRio de Janeiro
21ManíSão Paulo
22El Preferido de PalermoBuenos Aires
23Sud 777Cidade do México
24NuemaQuito
25Parador La HuellaJosé Ignacio
26ChilaBuenos Aires
27Metzi São Paulo
28Máximo BistrotCidade do México
29Arca Tulum
30Astrid y GastónLima
31Sublime Cidade da Guatemala
32RafaelLima
33D.O.M.São Paulo
34PangeaMonterrey
35Charco São Paulo
36AramburuBuenos Aires
37RosettaCidade do México
38OssoLima
39Nelita São Paulo
40Elena Buenos Aires
41AlcaldeGuadalajara
42La Docena Guadalajara
43QuintonilCidade do México
44MilMoray
45GustuLa Paz (Bolivia)
46ManuCuritiba
47Diacá Cidade da Guatemala
48Gran DabbangBuenos Aires
49Mesa Franca Bogotá
50Julia Buenos Aires

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.