Expert em viagens, Bruno de Luca lista cinco passeios imperdíveis em Paraty (RJ)

Ator e apresentador revelou o que não pode faltar para curtir o local em grande estilo.

Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, é conhecida por seu patrimônio histórico e por sua riqueza cultural, com uma extensa programação ao longo de todo o ano para quem gosta de música, literatura, fotografia, artes, esportes, além de expressões da cultura da região. Soma-se a tudo isso, praias, ilhas, trilhas e cachoeiras em cenários moldados pela beleza da Mata Atlântica. Com localização estratégica, na divisa de São Paulo, Paraty é a queridinha de muitos turistas. O ator carioca Bruno de Luca, apresentador do programa “Vai pra Onde?”, no Multishow, no qual, desde 2009, dá dicas de viagens, alimentação e hospedagens, é um dos apaixonados pela cidade carioca. Ele esteve recentemente em Paraty para uma campanha da Cartago, e, usando sua expertise, listou cinco passeios imperdíveis por lá. Confira abaixo:

1 – Passeio pelo Centro Histórico (gratuito): Patrimônio da humanidade pela UNESCO desde 2019 e considerado pela entidade como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”, ele remonta ao início do século XIX e possui alguns dos principais pontos turísticos, como as igrejas coloniais, o museu de Arte Sacra e o famoso piso de pedras. “Caminhe pelas ruas de Paraty e desfrute do que ela tem de melhor, tanto à noite como de dia, pois a belíssima arquitetura conta um pouco da nossa história”, comenta Bruno.

2 – Trilhas e cachoeiras (gratuito): Para quem gosta de se refrescar e aproveitar um passeio com aventura e muita natureza, existem, pelo menos, dez cachoeiras na cidade que possuem trilhas consideradas fáceis. “Visite as cachoeiras. Na Cachoeira do Tobogã, por exemplo, é possível escorregar pelas pedras como se estivesse em um tobogã natural”, explica.

3 – Restaurante Thai Brasil: Preferido de Bruno de Luca na cidade, o Thai Brasil fica na Rua do Comércio, no “coração” de Paraty, com fácil acesso e culinária requintada, com o melhor da comida tailandesa, incluindo pad thai, curry e salada de papaia, em um ambiente boêmio e iluminado. Ele ainda possui nota 4,5 (numa escala até 5) no Trip Advisor, com mais de 1.300 avaliações. “Tradicional restaurante de comida tailandesa, é o meu preferido da cidade. Sempre que vou para Paraty, preciso ir lá”, conta De Luca.

4 – Praia do Sono: Conhecida como um paraíso na Costa Verde do Rio de Janeiro, ela possui abundância em natureza e tranquilidade sem igual, sendo cercada de morros que têm a Mata Atlântica preservada. O nome “Sono” é dado pois, diariamente, o Sol demora um pouco mais a aparecer, em razão das altas montanha, dando aqueles “cinco minutinhos extras” para quem gosta de dormir. “Uma ótima opção para fugir dos points mais movimentados. Para chegar, é necessário fazer uma trilha moderada, mas também há a opção de fazer uma travessia de dez minutos a barco”, comenta Bruno.

5 – Passeio de escuna: Uma das atrações mais procuradas da cidade e ideal para todos os públicos, o passeio oferece belas paisagens e momentos de descanso. Com cinco ou seis horas de duração, dependendo do roteiro, o turista conhecerá as ilhas e praias da baía, com estrutura e segurança. “É possível conhecer várias praias na região com lindas águas verde-esmeralda”, afirma.

Bruno de Luca

Serviço: Loja Cartago | @sandcartago

Imagens de Paraty: Rogerio Cassimiro

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.