Menos da metade das empresas conseguem implementar os três pilares ESG

Norma internacional ISO 9001 é o caminho mais fácil para começar a implantação das ações ambientais, sociais e de governança no mundo corporativo

Dados da pesquisa da HRTech Mereo, realizada em parceria com a Kyvo, mostram que apenas 33% das empresas globais direcionam seu foco aos três pilares do ESG – Environmental, Social, and Governance, em português, ambiental, social e governança. Segundo o levantamento, os motivos mais apontados são a falta de conhecimento sobre o tema e recursos limitados, entretanto, a norma de Sistema de Gestão mais utilizada do mundo, ISO 9001, pode ser uma aliada para simplificar esse processo.

A norma de Sistema de Gestão da Qualidade é conhecida pelo seu foco no cliente, porém, possibilita implementar requisitos como análise de não conformidades e de dados, revisões pela alta direção da organização, proporcionando uma sólida preparação para adotar e integrar princípios ESG.

A ISO 9001 permite melhorar continuamente o desempenho da empresa, pois incorpora o ciclo PDCA (Plan, Do, Check Act) – planejar, fazer, checar e agir, em português – que permite identificar pontos fracos em uma organização, traçando planos para melhorar ou evoluir a partir de resultados já positivos.

“Quando uma empresa adere a ISO 9001, os seus relatórios sobre ESG possuem maior credibilidade”, pontua Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa com atuação global. “Isso acontece porque a norma organiza e documenta todos os processos internos, que por sua vez devem ser revisados e atualizados com frequência”, completa.

Para implementar a ISO 9001, deve-se realizar um diagnóstico da situação atual da organização, comparando-os com os requisitos da norma, para assim, elaborar um plano de ação – que inclui treinamentos de colaboradores, estabelecimento de acompanhamento periódico e sistemático para avaliar a progressão da implementação da norma, realização de auditorias internas para identificar conformidades e não conformidades e, por fim, ações corretivas para pontos fora da norma.

Organizações que desejam obter a certificação, após implementarem a norma, devem entrar em contato com um organismo certificador para a realização da auditoria de concessão. “Todos os anos a certificadora realizará auditorias para garantir que a empresa permanece seguindo todos os padrões”, conclui Bertolini.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.