Frango à base de plantas, desembarca na Alemanha

A startup de alimentos Next Gen Foods está lançando o TiNDLE — seu principal produto feito de plantas — em algumas das principais cidades e restaurantes da Alemanha, um dos cenários gastronômicos mais importantes do mundo.

Next Gen Foods disponibiliza seu principal produto, o TiNDLE, em restaurantes em toda a Alemanha. Ele foi lançado em seis das maiores cidades da Alemanha, em 40 locais, em parceria com mais de 20 dos melhores restaurantes do país.

Atualmente, o frango é a proteína animal mais popular na Alemanha, com consumo total de 15,6 kg per capita (2021). Assim como o frango animal, o TiNDLE atende às expectativas dos paladares alemães, funcionando bem em toda uma variedade de cozinhas, desde a culinária tradicional alemã até os sabores do Oriente Médio ou da Ásia – oferecendo a mesma versatilidade, sabor e textura. O novo frango vegetal teve um rápido sucesso em vários epicentros culinários, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Cingapura, Hong Kong, Amsterdã e Dubai. 

Ele é o primeiro frango feito de plantas que foi criado com chefs e para chefs – um produto versátil e fácil de trabalhar que chamou a atenção de cozinheiros de todo o mundo devido às suas semelhanças únicas com o frango animal. Sua versatilidade garante que ele possa ocupar o centro de qualquer prato.

“Estamos orgulhosos de levar o TiNDLE para menus em toda a Alemanha”, diz Timo Recker, Presidente Executivo e cofundador da Next Gen Foods. “Como alemão nativo, era uma questão importante introduzir o TiNDLE em uma cultura gastronomia que tem uma incrível variedade de receitas, este é um momento significativo para a marca”.

Young-Mi Park-Snowden, proprietária e fundadoa do Kimchi Princess em Berlim, disse: “Estamos entusiasmados por ser um dos primeiros restaurantes parceiros do TiNDLE na Alemanha. O TiNDLE foi um sopro de ar fresco para nossa equipe de cozinha coreana; podemos recriar pratos ‘assinatura’ e outros novos para o menu usando este delicioso e versátil frango feito de plantas. Nossos clientes e até minha própria filha acharam impossível perceber a diferença entre o TiNDLE e o frango animal — o que significa que podemos entregar os pratos e kits de refeição desejados com um toque à base de plantas.”

Crescimento rápido e visão global

A Next Gen Foods foi fundada em 2020 pelo exportador brasileiro de aves e veterano da indústria alimentícia Andre Menezes e pelo alemão Timo Recker, cuja empresa familiar produz schnitzel e outros produtos há três gerações. Depois de se conhecerem por meio de uma apresentação de Rohit Bhattacharya, que agora é o diretor financeiro da startup, eles decidiram trabalhar em produtos que reduzissem a dependência da humanidade da agricultura animal.

A equipe de liderança inicial — incluindo o diretor de operações Alex Ward e o diretor de marketing Jean Madden — trabalhou em estreita colaboração com o diretor de tecnologia e a ideia por trás do TiNDLE, John Seegers, para desenvolver um produto principal por meio de extensa pesquisa sobre o que faz o frango ter gosto e desempenho semelhante ao frango. Eles nomearam seu primeiro produto TiNDLE como uma referência moderna ao físico irlandês do século 19 John Tyndall, que provou a conexão entre o CO2 atmosférico e o efeito estufa.

Em média, o frango feito de plantas requer menos terra, menos água e produz menos CO₂ do que o frango de aves. Com base em um relatório da Blue Horizon de 2020, escolher frango à base de vegetais em vez de carne de aves usa 82% menos água, 74% menos terra e 88% menos emissões de gases de efeito estufa.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.