Os cinco passos para o sucesso da empresa

*Pedro Signorelli

É possível dizer que o sucesso de uma empresa é determinado por sua relevância em seu ramo de atuação. Metas ousadas e ambiciosas são primordiais para uma trajetória bem sucedida. Até aqui, não há nada muito novo, muito especial, a questão é como conseguir isso? É preciso atender o cliente, seja ele do ramo que for, e inovar. Para isso, a gestão da empresa tem que ser ágil, envolvente, o time precisa estar engajado em tudo, do contrário, se uma pequena engrenagem falha, pode comprometer todo o resultado. 

A administração por OKRs (Objectives and Key Results), que são uma abordagem de estabelecimento de metas, onde os Objetivos são aqueles que você e a empresa pretendem alcançar e os Resultados Chave descrevem e mensuram se esses objetivos estão ou não sendo alcançados – sempre envolvendo o time – são uma forma mais moderna de gestão, mais compatível, e, na verdade, fundamental para os dias atuais, inclusive porque eles propõem e demandam o planejamento em ciclos menores, assim como os ajustes constantes. Os OKRs te ajudam a definir o que é preciso realmente fazer, o que é prioritário naquele momento e onde focar os esforços, além de ajudar validando as ideias.

Levando em conta esse cenário, separei cinco passos que lhe guiarão na jornada rumo ao sucesso:

1- Defina planejamentos a curto prazo 

A partir de um planejamento, ou pelo menos uma visão de longo prazo, o planejamento de curto prazo baseado em resultados é fundamental, na verdade passou da hora de ser adotado. Um fator presente em muitas organizações é que elas ficam presas no sucesso do passado ou cenários imaginados no final do ano anterior para o que vai acontecer no final do ano seguinte – um verdadeiro exercício de futurologia. É preciso aprender a desapegar de algumas coisas que trouxeram a organização até aqui e que não vão levá-la adiante como fazer exclusivamente planejamento anual.

2 – Quebre o monopólio da tomada de decisão

A centralização da gestão, ou da tomada de decisões, precisa ser coisa do passado, isso não engaja e, como consequência, não proporciona que as pessoas e os times, desenvolvam seu potencial adequadamente, não trazendo o máximo dos resultados possíveis. A construção dos OKRs cria uma visão compartilhada do que se deseja alcançar, enquanto estratégia da empresa, trazendo de forma clara o que é importante e engajando mais os colaboradores em torno desta agenda.  Com isso, a execução da estratégia não é definida apenas pela direção da empresa. Os demais colaboradores também têm participação no processo de construção das metas. 

3 – Diálogo com o time 

Na era do conhecimento, isso é fundamental pois a diversidade de ideias enriquece a discussão e gera engajamento em torno do plano proposto. Sem dúvida, a hierarquia estará mais presente nas organizações mais antigas ou maiores, mas o processo precisa ser diferente, com uma vertente bottom up, além da tradicional visão top down, trazida pelos altos executivos da organização e/ou os mais experientes. 

4 – Seja um líder de resultados

Há vários pontos a considerar quando se pensa numa liderança de resultados, no entanto, eu consigo centrar esse perfil em dois pontos: clareza de direção e suporte ao longo da jornada. Isso porque o líder  de resultados tem a consciência da importância do time e do quanto é necessário que todos conheçam os rumos da companhia. A ideia de que o distanciamento entre líder e liderados serve para manter a autoridade é na verdade uma péssima forma de manter a autoridade que, na verdade, vem pelo reconhecimento da atuação de cada um nas áreas do negócio e pela forma com que orienta e apoia seus liderados na execução das tarefas.

5- Seja disciplinado Depois que os OKRs são definidos é fundamental que sejam colocados em prática e que se mantenha a disciplina de acompanhamento das metas traçadas. Sempre teremos desafios em uma organização ou na nossa vida, colocaremos tudo a perder se achamos que os OKRs já foram dominados completamente. Nunca serão. O sucesso se mantém através da disciplina de perseguir metas ambiciosas constantemente e melhorar o negócio da mesma maneira

*Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKR. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/

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