Trio de excelência: conheça as mulheres vencedoras do Prêmio Nobel de Economia

Desde sua criação em 1968, o Prêmio Nobel de Economia tem sido atribuído a apenas três mulheres, reconhecendo assim suas influentes contribuições para o campo econômico.

Elinor Ostrom, uma economista nascida em Los Angeles em 07/08/1933, conquistou o prêmio em 2009 por sua análise da governança econômica, particularmente sobre os bens comuns. Seu trabalho revolucionário destacou a importância das instituições locais na gestão eficaz de recursos compartilhados, desafiando conceitos tradicionais sobre propriedade e oferecendo soluções inovadoras para desafios comunitários.

Em 2019, Esther Duflo, uma franco-americana nascida em Paris em 25/10/1972, tornou-se a segunda mulher a ser agraciada com o prêmio, juntamente com Abhijit Banerjee e Michael Kremer, por sua pesquisa voltada para a redução da pobreza, especialmente na Índia. Duflo trouxe uma abordagem empírica e pragmática para o estudo de problemas sociais complexos, destacando a importância da aplicação de evidências na formulação de políticas eficazes.

Foto: Carlin Stiehl/Getty Images

Por fim, em 2023, Claudia Goldin, uma historiadora econômica norte-americana nascida em Nova York em 14/05/1946, recebeu o prêmio por suas análises sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Seu trabalho abrangente ao longo dos séculos revelou as causas subjacentes e as mudanças na participação das mulheres no mercado de trabalho, fornecendo insights valiosos sobre as persistentes disparidades de gênero e suas implicações econômicas.

Essas três mulheres, com suas distintas áreas de pesquisa e contribuições inovadoras, deixaram um legado duradouro no campo da economia global, demonstrando a importância da diversidade de perspectivas e abordagens na compreensão e solução dos desafios econômicos enfrentados pela sociedade.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.