Descubra as atrações e gastronomia da capital da cultura italiana 2024

A cidade de Pesaro foi nomeada a Capital da Cultura Italiana em 2024 pelo governo italiano, impulsionando o turismo e a cultura em toda a região. Com mais de 300 eventos planejados, tanto na cidade quanto nos 50 municípios da província, Pesaro oferece uma programação diversificada sob o tema “A natureza da cultura”, explorando as interações entre arte, natureza e tecnologia.

Imagem aérea da costa de Pesaro, cidade italiana em frente ao Mar Adriático / Reprodução/Site Comune di Pesaro

Situada à beira do Mar Adriático, Pesaro possui cerca de sete quilômetros de praias arenosas, ao longo do Rio Foglia. Parte da região do Marche, no leste da Itália, a cidade se destaca por sua tradição musical, sendo o berço do compositor Gioachino Rossini. Reconhecida pela UNESCO como uma Cidade Criativa da Música, Pesaro abriga mais de 40 conjuntos musicais, incluindo o renomado Conservatório Rossini, fundado pelo próprio compositor em 1882. O festival internacional de ópera da cidade, realizado anualmente em agosto, também leva o nome de Rossini.

Além da música, o artesanato local é uma característica marcante da cultura pesarese, com trabalhos em cerâmica, couro, joalheria e fabricação de violinos. A cidade também oferece uma variedade de atrações culturais, como museus, teatros, bibliotecas e igrejas renascentistas preservadas.

Ao longo da costa, os jardins da Piazzale della Libertà são um ponto central, enquanto a Baia Flaminia é uma das praias mais populares, servindo como entrada para o Parque San Bartolo. O Museu Cívico do Palazzo Mosca abriga obras importantes, incluindo o “Retábulo” de Giovanni Bellini, enquanto o Museu Nacional Rossini e a Casa Rossini exploram a vida e o legado do famoso compositor.

Teatro Rossini

O Teatro Rossini é um marco histórico para espetáculos de música, prosa e dança, e sediou eventos do Festival de Ópera. No centro da cidade, a Biblioteca San Giovanni oferece um espaço moderno instalado em um antigo convento.

Fontana di Piazza del Popolo e Palazzo Ducale

Pesaro também é conhecida por suas atrações arquitetônicas, como o Palazzo Ducale, a Villa Imperiale e a Villa Caprile, rodeada por jardins italianos. A cidade é acessível por uma ciclovia chamada Bicipolitana, que se estende até a cidade vizinha de Fano, incentivando o uso de bicicletas como meio de transporte.

Na gastronomia, pratos tradicionais como passatelli com peixe, quadrucci de grão de bico e amêijoas, e piadina recheada com sardinha são destaques. Capelletti alla Pesarese, olivette de vitela alla Rossini e pizza Rossini também são iguarias locais apreciadas pelos visitantes.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.