Rio de Janeiro sedia encontro global de ciência e tecnologia do G20: Science 20 Brasil 2024

Imagem: Site da Academia Brasileira de Ciências

O Rio de Janeiro hospeda, nos dias 11 e 12 de março, o Science 20 (S20) no Hotel Windsor Barra, evento ligado ao G20 focado em ciência e tecnologia. O Brasil, como país anfitrião do G20 este ano, é responsável pela organização, liderada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), com participação de representantes de 19 países e a União Europeia. O tema central definido é “Ciência para a Transformação Mundial”.

A presidente da ABC, Helena Nader, delineou cinco áreas de discussão para o S20: bioeconomia sustentável, saúde global, ética e regulação da inteligência artificial, justiça social e transição energética. Após debates presenciais, os temas serão trabalhados online, resultando em sugestões para um documento final. Em julho, os grupos se reunirão novamente para finalizar um comunicado a ser entregue ao G20 em novembro.

Nader enfatizou a importância da convergência entre as instituições participantes, destacando a relevância da inclusão da rede africana no diálogo global sobre ciência. Esta é a quinta edição do S20, com eventos anteriores realizados na Arábia Saudita, Itália, Indonésia e Índia. O objetivo é promover a convergência de propostas entre diversos grupos de engajamento, como os dedicados aos oceanos e aos think tanks.

Um dos pontos de destaque desta edição é a discussão sobre diferenças demográficas e suas implicações em áreas como saúde e educação. Países como Japão e China enfrentam envelhecimento populacional, enquanto Índia e Indonésia têm populações predominantemente jovens. Nader ressaltou a necessidade de projetos de saúde que considerem essa diversidade.

Durante a Reunião de Iniciação, serão apresentadas conferências sobre inteligência artificial, demografia, colaboração em pesquisa e inovação para inclusão social. O documento preliminar enfatiza a importância da colaboração internacional para enfrentar desafios como a pandemia, a recuperação econômica e questões ambientais.

O evento também destaca a importância do Brasil, especialmente pela sua posição na Amazônia, para liderar discussões sobre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. A presidente da ABC enfatizou o compromisso do país em promover um desenvolvimento justo e inclusivo.

O S20 Brasil 2024 conta com a participação de academias de ciências de diversos países, além de organizações internacionais. Helena Nader lidera o encontro como Sherpa, com o apoio da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.